Notícias de saúde

Como os adultos se comportam em relação às vacina de Covid-19 e de gripe?

18 de abril de 2024 (Bibliomed). Apesar do término da fase de emergência da pandemia de Covid-19, suas ramificações persistem, gerando temporadas de vírus respiratórios mais complexas e potencialmente letais. Com o cenário viral em evolução, é urgente compreender as opiniões dos adultos sobre as vacinas relevantes, incluindo se percebem as vacinas anuais de maneira semelhante e se existem diferenças que possam impactar a coadministração e a comunicação. Para orientar decisões programáticas e políticas, um estudo examinou as atitudes em relação às vacinas contra Covid-19 e influenza em adultos norte-americanos.

Conduzida de 7 a 16 de julho de 2023, a pesquisa abrangeu uma amostra nacionalmente representativa de adultos dos EUA com 18 anos ou mais. Os dados, provenientes de pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan, destacaram divergências nas opiniões sobre eficácia, segurança e intenções de vacinação para Covid-19 e influenza.

Embora parcelas quase iguais acreditem na eficácia das vacinas contra Covid-19 (42%) e influenza (40%) para proteção contra doenças graves ou hospitalização, as opiniões sobre a segurança variaram, com uma parcela maior considerando as vacinas contra influenza muito seguras em comparação com as de Covid-19 (55% vs. 41%). As intenções de vacinação também divergiram, com 49% indicando grande probabilidade de receber uma vacina contra influenza nesta temporada, em comparação com 36% para uma vacina atualizada contra Covid-19.

Entre os adultos mais hesitantes em relação à vacinação, as preocupações também diferiram. Aqueles hesitantes em relação à vacina contra Covid-19 citaram mais frequentemente a necessidade de mais pesquisas, preocupações com segurança e eficácia da vacina, e a crença de que já estavam bem protegidos por meio de vacinação anterior ou infecção. Além disso, apesar das mesmas entidades governamentais e empresas farmacêuticas promoverem ambas as vacinas, uma parcela maior dos hesitantes em relação à vacina contra Covid-19 expressou desconfiança nessas entidades.

Os resultados destacam a necessidade de estratégias de comunicação específicas para cada vacina, enfatizando a popularidade da vacina contra influenza ao abordar preocupações específicas sobre segurança e eficácia para aumentar a aceitação da vacina contra Covid-19.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.49881.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários