Notícias de saúde

Alterações cerebrais do autismo são mais intensas do que se imaginava

11 de novembro de 2022 (Bibliomed). As alterações cerebrais em pessoas com autismo são mais abrangentes do que se pensava anteriormente, ocorrendo em todo o córtex cerebral, em vez de serem confinadas a certas áreas que afetam o comportamento social e a linguagem. É o que indica estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores examinaram a expressão gênica em 11 regiões corticais do cérebro, sequenciando o RNA de cada um dos quatro lobos corticais principais. Eles compararam amostras de tecido cerebral obtidas após a morte de 112 pessoas com transtorno do espectro do autismo com tecido cerebral saudável. Cada região perfilada mostrou mudanças, mas a maior queda nos níveis de genes foi no córtex visual e no córtex parietal, que processa informações como toque, dor e temperatura.

Os autores explicam que essas descobertas poderiam explicar a "hipersensibilidade sensorial" que é frequentemente relatada em pessoas com autismo. Eles também encontraram fortes evidências indicando que as alterações do RNA no cérebro são provavelmente a causa do autismo, e não o resultado da doença.

Agora, os pesquisadores pretendem determinar se podem usar abordagens computacionais para desenvolver terapias baseadas na reversão das mudanças de expressão genética no cérebro que encontraram em pessoas com autismo.

Fonte: Nature. DOI: 10.1038/s41586-022-05377-7.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários