Notícias de saúde

Autismo aumenta risco de depressão e ansiedade na gravidez

24 de fevereiro de 2023 (Bibliomed).

Autismo aumenta risco de depressão e ansiedade na gravidez

24 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). As mulheres que têm autismo são mais vulneráveis ​​durante a gravidez à depressão e ansiedade, de acordo com um novo estudo realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Para o estudo, os pesquisadores entrevistaram mais de 900 mulheres sobre sua experiência de gravidez. Qualquer pessoa que estivesse grávida na época ou tivesse dado à luz anteriormente era elegível para participar da pesquisa online. Ao todo, 417 entrevistadas tinham autismo e 524 não.

As mulheres com autismo eram cerca de três vezes mais propensas a relatar ter tido depressão pré-natal. Cerca de 24% das pessoas com autismo experimentaram depressão, em comparação com 9% dos outros. Quase metade - 48% - das pessoas com autismo experimentaram ansiedade, enquanto apenas 14% dos entrevistados sem autismo o fizeram.

A pesquisa também descobriu que as mulheres com autismo estavam menos satisfeitas com seus cuidados de saúde relacionados à gravidez. Elas eram propensas a confiar nos profissionais, a sentir que suas preocupações e perguntas eram levadas a sério, a sentir que os profissionais os tratavam com respeito e a ficarem satisfeitas com a forma como as informações eram apresentadas a eles durante as consultas.

As gestantes com autismo também eram mais propensas a experimentar problemas sensoriais durante a gravidez e se sentirem sobrecarregadas por cheiros, visões, luzes e sons nas consultas de pré-natal.

Fonte: Journal of Autism and Developmental Disorders. DOI: 10.1007/s10803-022-05754-1.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários