Notícias de saúde

Assistir muita TV aumenta risco de demência em idosos

20 de outubro de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade do Arizona, ambas nos Estados Unidos, mostrou que idosos que passam muito tempo sentados assistindo TV podem estar em maior risco de desenvolver demência.

O estudo incluiu dados autorrelatados do U.K. Biobank, um banco de dados biomédico de mais de 500.000 participantes em todo o Reino Unido. Explorou os dois tipos de comportamento sedentário, uso do computador no lazer e assistir TV, com base nos questionários do biobanco.

Nenhum dos mais de 145.000 participantes do biobanco com 60 anos ou mais tinha diagnóstico de demência no início do estudo. Eles usaram questionários para autorrelato de informações sobre os níveis de comportamento sedentário durante o período de linha de base de 2006 a 2010.

Após cerca de 12 anos de acompanhamento, os pesquisadores usaram registros de internação hospitalar para buscar diagnósticos de demência – e encontraram 3.507 casos positivos. Eles então ajustaram para dados demográficos que poderiam afetar a saúde do cérebro, como idade, sexo, raça/etnia e tipo de trabalho, bem como características de estilo de vida, incluindo exercícios, tabagismo e uso de álcool, tempo gasto dormindo e participando de contato social.

De acordo com o estudo, ao reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários "cognitivamente passivos", como o tempo de TV, e aumentar o tempo gasto em comportamentos sedentários "cognitivamente ativos", como o tempo no computador, adultos com 60 anos ou mais podem beneficiar a saúde do cérebro, mesmo que sejam muito ativos fisicamente.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.2206931119.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários