Notícias de saúde

Usar internet diminui o risco de demência em idosos

27 de novembro de 2023 (Bibliomed). Um novo estudo realizado pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, com adultos mais velhos sugere que o uso regular da internet pode reduzir o risco de demência a longo prazo. Para examinar como o uso da Internet pode afetar o risco de demência, a equipe de estudo se concentrou em mais de 18.000 adultos americanos. Todos tinham entre 50 e 65 anos quando o estudo foi lançado em 2002. Depois de passar inicialmente por avaliações de saúde mental, todos os participantes foram posteriormente entrevistados a cada dois anos, para registrar os hábitos de uso da Internet.

Em cada entrevista, todos os participantes foram convidados a responder sim ou não à seguinte pergunta: "Você usa regularmente a World Wide Web ou a Internet para enviar e receber e-mail ou para qualquer outra finalidade, como fazer compras, pesquisar informações ou fazer reservas de viagens?" Aqueles que responderam "sim" foram classificados como "internautas regulares". Aqueles que responderam "não" foram considerados "usuários não regulares".

Por essa definição, aproximadamente dois terços dos participantes eram usuários regulares da Internet quando o estudo começou; pouco mais de um terço não eram. Além disso, em 2013, uma sub-amostra de participantes que eram mais velhos também foi solicitada a indicar precisamente quantas horas por dia passavam on-line para enviar e-mail, socializar, obter notícias ou fazer compras, entre outras atividades. O tempo gasto assistindo TV ou filmes foi excluído.

O risco de demência foi rastreado por no máximo 17 anos, com um acompanhamento médio de cerca de 8 anos. No final, pouco menos de 5% dos participantes desenvolveram demência quando o estudo foi interrompido. Cerca de 8% dos participantes morreram sem desenvolver demência, enquanto mais de 87% permaneceram mentalmente afiados.

Os resultados mostraram que os usuários regulares de internet experimentaram aproximadamente metade do risco de demência do que usuários não regulares. Ser um usuário regular da Internet por períodos mais longos no final da idade adulta foi associado a comprometimento cognitivo retardado, embora sejam necessárias mais evidências sobre os possíveis efeitos adversos do uso excessivo.

Fonte: Journal of the American Geriatrics Society. DOI: 10.1111/jgs.18394.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários