Notícias de saúde

Vacinação COVID-19 é segura em pacientes com miocardite prévia

19 de outubro de 2022 (Bibliomed). Um pequeno estudo mostrou que a vacinação contra SARS-CoV-2 em pacientes que tiveram uma miocardite – inflamação do músculo cardíaco – anteriormente, não está associada à recorrência da doença ou a outros efeitos colaterais graves. A pesquisa foi apresentada no ESC Acute CardioVascular Care 2022, um congresso científico da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC).

Casos raros de miocardite após a vacinação contra SARS-CoV-2 foram relatados na literatura científica com prevalência de 2,1 casos para 100.000 habitantes.4-6 No entanto, faltam dados sobre o risco de recorrência de miocardite após vacinação SARS-CoV- 2 em pacientes com histórico da doença.

Os sinais e sintomas da miocardite incluem fadiga, dor no peito, dispneia e batimentos cardíacos acelerados. A inflamação pode reduzir a capacidade de bombeamento do coração e também pode causar arritmias. A prevalência é estimada em 10 a 106 casos por 100.000 indivíduos em todo o mundo. A principal causa de miocardite é a infecção viral.

Os pesquisadores incluíram todos os pacientes hospitalizados nos Hospices Civils de Lyon durante os últimos cinco anos (de janeiro de 2016 a junho de 2021) com diagnóstico de miocardite aguda. Os pacientes foram contatados por telefone e questionados se haviam sido vacinados, com qual vacina, quantas vezes e se apresentavam algum efeito colateral. Os pacientes também foram questionados se atualmente tinham COVID-19 ou o haviam contraído no passado.

Um total de 142 pacientes com história prévia de miocardite aguda confirmada foram incluídos no estudo. A média de idade foi de 31 anos e 20,3% eram mulheres. Entre eles, o estado vacinal era conhecido para 71 pacientes (50%): 55 pacientes foram vacinados e 16 não foram vacinados. O principal motivo alegado para não tomar a vacina foi o medo da recorrência da miocardite (12 pacientes, 75% dos não vacinados). O status de vacinação era desconhecido para 66 pacientes e cinco pacientes morreram antes do surto de COVID-19.

Entre os pacientes vacinados, 12 receberam uma dose e 43 duas doses. Os pacientes foram principalmente vacinados com vacina mRNA BNT162b2 (53 pacientes, 96,4%). Um paciente recebeu a vacina mRNA-12737 e um recebeu a vacina Ad26.COV2-S [recombinante].

Os pesquisadores também obtiveram informações sobre os efeitos colaterais após a vacinação a partir de registros médicos. Estes incluíram eventos graves como morte, arritmias e miocardite recorrente. Não houve eventos adversos graves após a vacinação contra SARS-CoV-2.

Fonte: ESC Acute CardioVascular Care 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários