Notícias de saúde

Existe relação entre vacinas de RNA para COVID-19 e miocardite?

17 de agosto de 2021 (Bibliomed). A miocardite (ou inflamação do coração) associada às vacinas é uma entidade rara que foi descrita para a vacina contra a varíola, mas apenas relatos de casos ocasionais foram descritos para outras vacinas. Não se sabe se a vacinação COVID-19 pode estar ligada à ocorrência de miocardite.

Estudo recente buscou descrever um grupo de 7 pacientes com miocardite aguda ao longo de 3 meses, 4 dos quais tinham recebido vacinação recente com vacina RNA mensageiro (mRNA) COVID-19.

Neste estudo de 7 pacientes com miocardite aguda, 4 ocorreram dentro de 5 dias da vacinação COVID-19 entre 1 de fevereiro e 30 de abril de 2021. Todos os 4 pacientes receberam a segunda dose de uma vacina de RNA mensageiro (mRNA), apresentado com quadro de dor torácica intensa, tinham evidência de biomarcador de lesão miocárdica, foram hospitalizados e apresentaram achados de ressonância magnética cardíaca típicos de miocardite.

O estudo concluiu que, embora uma associação não possa ser estabelecida, os achados levantam a possibilidade de uma relação entre a vacinação mRNA COVID-19 e casos de miocardite aguda.

Fonte: JAMA Cardiology. DOI: 10.1001/jamacardio.2021.2828.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários