Notícias de saúde

Vacina para COVID-19 pode causar inflamação cardíaca?

21 de julho de 2021 (Bibliomed). A inflamação temporária do coração, ou miocardite, pode ser um efeito colateral raro da vacina Pfizer/BioNTech COVID-19 em adolescentes, de acordo com pediatras que relataram em sete casos nos Estados Unidos.

Os adolescentes previamente saudáveis ??- todos do sexo masculino - desenvolveram dor torácica quatro dias após a segunda dose. A ressonância magnética mostrou miocardite. Nenhum dos pacientes se apresentou com uma doença grave. O novo estudo se encontra em fase de pré-publicação na revista Pediatrics.

Os sintomas dos meninos desapareceram "rapidamente" com medicação. As medidas da função cardíaca voltaram ao normal nos check-ups realizados após uma a três semanas. Seis dos adolescentes foram tratados com antiinflamatórios não esteroides, incluindo três que não foram submetidos a nenhum tratamento adicional. Quatro receberam imunoglobulina intravenosa e corticosteroides. Todos se recuperaram com internações de dois a seis dias.

A miocardite é um evento adverso raro conhecido após outras vacinações, observaram os autores. Não há provas, porém, de que a vacina tenha causado esses casos.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não divulgaram uma contagem de casos de miocardite após a vacinação com COVID-19, mas foram considerados como raros. Mais de 169 milhões de pessoas nos EUA receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19, incluindo 5,8 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos, mostram os dados do CDC. Os casos de miocardite ocorreram principalmente entre adolescentes e adultos jovens do sexo masculino, vários dias após receberem uma vacina de mRNA para COVID-19.

Até agora, mais de 2,2 milhões de adolescentes (com idade) de 16 a 17 anos já receberam 2 doses da vacina Pfizer, e mais de 3 milhões de crianças de 12 a 15 anos receberam a primeira dose.

A própria COVID-19 pode causar miocardite. Depois de analisar os riscos e benefícios, os dados apoiam a vacinação das crianças.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-052478.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários