Notícias de saúde

Estudo indica medicamento para tratamento da Varíola dos Macacos

13 de outubro de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo mostrou que o tecovirimate, um antiviral que inibe a p37 – uma proteína envolvida na liberação dos vírus, tem potencial no tratamento da Varíola dos Macacos. Em experiências com voluntários saudáveis, o medicamento mostrou segurança clínica.

No estudo, 25 pacientes com infecção confirmada por Varíola dos Macacos receberam tratamento com tecovirimate. Entre esses pacientes, todos homens e com idade média de 40 anos, 9 tinham HIV, 1 tinha recebido a vacina contra varíola há mais de 25 anos e 4 receberam 1 dose de vacina JYNNEOS após o início dos sintomas. A JYNNEOS é um imunizante destinado a pessoas com mais de 18 anos licenciado pelo Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos para prevenção da infecção pelo vírus monkeypox.

No momento do tratamento, sintomas sistêmicos, lesões ou ambos estavam presentes por uma média de 12 dias. Quase todos os pacientes (92%) apresentavam lesões genitais e/ou perianais e 52% apresentavam menos de 10 lesões em todo o corpo.

Um paciente recebeu 21 dias de terapia, enquanto o restante foi tratado por 14 dias. A resolução completa das lesões foi relatada em 40% dos pacientes no 21° dia. O tratamento com tecovirimate foi geralmente bem tolerado sem que nenhum paciente interrompesse a terapia. Os eventos adversos mais frequentemente relatados no dia 7 de terapia incluíram fadiga (28%), dor de cabeça (20%), náuseas (16%), prurido (8%) e diarreia (8%).

Para os pesquisadores, com base nesses dados, o tecovirimate oral foi bem tolerado por todos os pacientes com infecção por varíola dos macacos, com efeitos adversos mínimos. No entanto, os efeitos adversos nem sempre puderam ser diferenciados dos sintomas relacionados à infecção.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2022.15336.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários