Notícias de saúde
02 de maio de 2024 (Bibliomed). Bebês que nascem antes do tempo, mesmo que poucos dias, têm risco mais elevado de dificuldades de desenvolvimento a longo prazo que podem afetar o seu comportamento e capacidade de aprendizagem, sugere estudo realizado no Instituto Karolinska, na Suécia.
Os bebês nascidos moderadamente prematuros (32-33 semanas) ou prematuros tardios (34-36 semanas) têm maior probabilidade de ter epilepsia ou problemas de função cerebral, capacidades motoras, visão ou audição, de acordo com a análise de dados de mais de 1 milhão de crianças suecas.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de saúde suecos para comparar crianças nascidas a termo (39-40 semanas) em comparação com nascimentos prematuros moderados ou tardios. Os dados incluíram quase 1,3 milhões de bebés nascidos sem defeitos congénitos na Suécia entre 1988 e 2012.
Durante um período médio de acompanhamento de 13 anos, mais de 75.000 crianças tiveram pelo menos um diagnóstico de comprometimento do desenvolvimento.
Os bebês nascidos prematuramente moderados ou tardios apresentaram riscos mais elevados de qualquer comprometimento do desenvolvimento do que aqueles nascidos a termo. Isso incluiu um risco quase cinco vezes maior de comprometimento motor e um risco quase duas vezes maior de epilepsia para crianças nascidas moderadamente prematuras.
Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2023-075630.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também