Notícias de saúde

Varíola dos Macacos pode causar inflamação no cérebro

13 de outubro de 2022 (Bibliomed). O vírus da varíola dos macacos (MPXV) geralmente causa uma doença febril com linfadenopatia e erupção cutânea vesiculopustulosa difusa; as complicações neurológicas são raras. O atual surto de varíola dos macacos difere clínica e epidemiologicamente de surtos anteriores, e pouco se sabe sobre potenciais complicações neurológicas associadas.

Um novo artigo publicado na revista eletrônica do CDC dos Estados Unidos - Morbidity and Mortality Weekly Report - relata dois casos de encefalomielite nos EUA associados à infecção aguda por MPXV, e que foram identificados durante o verão de 2022. Não se sabe até o momento se fisiopatologia subjacente resultou de neuroinvasão viral direta ou um processo autoimune parainfeccioso.

Dado que o mecanismo patológico da encefalomielite nesses dois casos é desconhecido, a melhor investigação diagnóstica e o curso de tratamento para casos semelhantes não são claros. Para a doença MPXV grave, o tecovirimat é recomendado como terapia antiviral de primeira linha, embora o grau de penetração no SNC seja desconhecido. Para edema significativo, desmielinização ou apresentação semelhante à encefalomielite disseminada aguda, os corticosteroides podem ser considerados, embora os benefícios devam ser ponderados em relação aos riscos imunossupressores durante uma infecção ativa.

Em relação às implicações para a prática de saúde pública, os casos suspeitos de complicações neurológicas da varíola dos macacos devem ser relatados aos departamentos de saúde estaduais, tribais, locais ou territoriais para melhorar a compreensão da gama de manifestações clínicas das infecções por MPXV durante o surto atual e as opções de tratamento.

Fonte: MMWR - Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7138e1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários