Notícias de saúde

Estudo Australiano Recomenda Prescrição de Heroína

Por Nic Rowan

ADELAIDE, Austrália (Reuters Health) Testes médicos para prescrição de heroína para dependentes da droga podem se tornar realidade, se as recomendações de um relatório desenvolvido para o governo do Estado de Victoria forem seguidas. Um relatório do Comitê de Especialistas em Política para Drogas, divulgado nesta semana, sugere que o governo apoie os testes.

O relatório reconhece que o assunto é polêmico, mas recomenda que o Estado se prepare para o teste, de forma que ele seja realizado quando possível e que todos os mecanismos de controle estejam disponíveis. Tentativas recentes de fazer testes para heroína na capital da Austrália, Canberra, foram vetadas pelo primeiro-ministro, John Howard.

O Comitê também recomendou um envolvimento maior dos médicos de família nos testes de terapias contra as drogas e nos programas de tratamento, particularmente aqueles dedicados a mulheres, sem-teto, jovens, ex-prisioneiros e minorias étnicas.

O relatório sugere que a seção 75 do Decreto sobre Drogas, Venenos e Substâncias Controladas deveria ser revogada, permitindo que os usuários de drogas levassem consigo suas seringas sem medo de processos criminais, evitando também que fossem jogadas fora às pressas para evitar incriminações.

Várias organizações de bem-estar social têm apoiado a prescrição de heroína para os dependentes. Em entrevista à Reuters Health, Andrew Clarke, diretor da Community Services for Wesley Uniting Mission, disse que sua organização "apóia medidas que minimizem os danos, porque resultam em menos mortes".

Falando sobre a proposta de mudar a lei sobre processos contra portadores de agulhas, Clarke disse : "É algo razoável, pois, por causa de um processo, o dependente pode demorar a procurar tratamento e mais pessoas vão morrer porque a resposta será mais cautelosa".

O governo de Victoria deve responder ao relatório no próximo mês.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários