Notícias de saúde

Estudo descarta eficácia da cannabis na redução do uso de opioides

05 de março de 2024 (Bibliomed). Um estudo australiano de 20 anos não encontrou evidências que sugiram que a cannabis reduza o uso ilícito de opioides, e pode não ser um método eficaz a longo prazo para reduzir danos em pessoas com transtorno de uso de opioides ou uso problemático de opioides. Publicado no American Journal of Psychiatry e liderado pela Universidade de Sydney, o estudo é um dos mais longos do tipo.

O estudo, que ocorreu entre 2001 e 2022, envolveu 615 pessoas com dependência de heroína, muitas das quais também faziam uso de cannabis. A análise adicional não encontrou evidências consistentes entre a cannabis e o uso de outros opioides, incluindo opioides prescritos.

Atualmente, o uso de opioides é responsável por mais mortes e incapacidades do que qualquer outra droga ilícita. Transtornos de uso de opioides e cannabis compõem aproximadamente 77% de todos os transtornos de uso de drogas ilícitas.

Os pesquisadores alertam que clínicos e formuladores de políticas devem ter cautela ao depender da cannabis para reduzir o uso problemático de opioides ou como estratégia para gerenciar a crise de opioides, especialmente diante do movimento global em direção à legalização da cannabis e seu reconhecimento como produto terapêutico.

Os resultados questionam a eficácia da cannabis como estratégia de longo prazo para reduzir o uso de opioides. Os autores da pesquisa destacam a importância de serviços clínicos que ofereçam apoio adicional para pessoas que desejam reduzir o uso de cannabis.

Fonte: American Journal of Psychiatry. DOI: 10.1176/appi.ajp.20230088.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários