Notícias de saúde

Beber com moderação pode prevenir impotência sexual, indica estudo

26 de janeiro de 2009 (Bibliomed). Um estudo australiano publicado na edição de fevereiro de 2009 do Journal of Sexual Medicine indica que o consumo de bebidas alcoólicas em moderação pode ser benéfico para a saúde sexual, ajudando a prevenir a disfunção erétil, ou impotência sexual.

Avaliando 1,5 mil homens australianos, os pesquisadores notaram que o número de homens sofrendo de disfunção erétil era até 30% menor entre os que consumiam álcool nas quantidades recomendadas pelos conselhos de saúde australianos (entre uma e 20 doses-padrão por semana), comparado com aqueles que haviam parado totalmente ou que nunca haviam bebido.

De acordo com os autores, mesmo aqueles que exageram um pouco às vezes, mas que permanecem dentro do limite recomendado por conselhos de saúde australianos, apresentam melhor função sexual do que os abstêmios. Porém aqueles que bebem bem mais do que o recomendado teriam maior risco de ter disfunção erétil.

O líder do estudo, Kew-Kim Chew, do Keogh Institute for Medical Research, destaca que os médicos devem aconselhar seus pacientes a não consumir álcool em excesso, por causa de seus riscos para a saúde em geral, e para assegurar a ingestão leve a moderada, que pode não apenas “proteger seu coração em longo-prazo, mas também reduzir o risco de sofrer disfunção erétil”. E os resultados não significam que os homens que não bebem devam começar a consumir álcool, pois para alguns o álcool “pode não ser ideal”.

Fonte: Journal of Sexual Medicine. 08 de janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários