Notícias de saúde

Remdesivir poderia acelerar a recuperação na COVID-19

03 de junho de 2020 (Bibliomed). Nenhum medicamento antiviral específico foi comprovadamente eficaz no tratamento de pacientes com doença grave de coronavírus 2019 (COVID-19). O Remdesivir (GS-5734), um pró-fármaco análogo de nucleosídeo, tem efeitos inibitórios em coronavírus patogênicos de animais e humanos, incluindo na síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2 (SARS-CoV-2) in vitro. Em experimentos com animais, o remdesivir inibe a replicação do coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio, SARS-CoV-1 e SARS-CoV-2 em modelos animais.

Pesquisadores da Capital Medical University, em Pequim, China, e colegas conduziram um estudo randomizado envolvendo 237 adultos internados com infecção por SARS-CoV-2 confirmada em laboratório e pneumonia confirmada radiologicamente. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em uma proporção de 2:1 para receber remdesivir (158 pacientes) ou placebo (79 pacientes) por dez dias. Os pesquisadores não encontraram diferença no tempo até a melhora clínica com remdesivir. Entre os pacientes com duração de sintomas de dez ou menos dias, embora não seja estatisticamente significativo, houve um tempo mais rápido para a melhora clínica daqueles que receberam remdesivir versus placebo.

Em um estudo patrocinado pelo NIH e conduzido no Centro Médico da Universidade de Nebraska (UNMC)/Nebraska Medicine, 1.063 pacientes hospitalizados com COVID-19 avançado e envolvimento pulmonar foram aleatoriamente designados para receber remdesivir ou placebo. Os resultados preliminares indicaram que aqueles que receberam o remdesivir tiveram um tempo de recuperação 31% mais rápido em comparação com aqueles que receberam placebo, com tempo médio de recuperação de 11 e 15 dias, respectivamente. Um benefício de sobrevivência foi sugerido com o remdesivir, com taxas de mortalidade de 8,0% e 11,6% para pacientes que receberam remdesivir e placebo, respectivamente.

Os resultados sugerem que o remdesivir poderia acelerar o tempo de melhora clínica em pacientes com infecção por coronavírus 2 por síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), embora os resultados sejam conflitantes.

Fonte: The Lancet. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)31022-9.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários