Notícias de saúde

Perder o companheiro para o Covid-19 é pior para saúde mental do que para outras causas

27 de setembro de 2022 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que perder um cônjuge para o COVID-19 pode ser pior para a saúde mental do que a morte por outras causas.

Realizado na Penn State University, nos Estados Unidos, o estudo se concentrou em avaliar se uma pessoa cujo cônjuge ou parceiro morreu de COVID-19 enfrentava riscos únicos de saúde mental – incluindo depressão autorrelatada, solidão e problemas para dormir – em comparação com mortes recentes de cônjuges pré-pandemia.

Para conseguir isso, os pesquisadores reuniram dados de pesquisas de 27 países, comparando um período pré-pandemia, que varia de outubro de 2019 a março de 2020, a um período inicial de pandemia, de junho a agosto de 2020. Adultos em ambas as amostras eram semelhantes em termos de idade, a partir dos 50 anos; gênero, situação de emprego; e tamanho da casa.

Os resultados apontaram fortes associações entre a morte recente do cônjuge e problemas de saúde mental antes e durante a pandemia. Mas, a análise indicou que as pessoas cujos cônjuges morreram de COVID-19 tinham maior risco de depressão e solidão autorrelatadas – mas não problemas para dormir – do que o esperado com base em associações pré-pandemia.

Os autores explicam que durante estágios iniciais da crise do Covid-19, os enlutados foram privados de momentos finais com entes queridos que estavam morrendo de coronavírus ou outras causas, bem como funerais presenciais e rituais memoriais por causa da emergência de saúde pública. Além disso, os desafios provavelmente foram exacerbados por outros estressores associados à pandemia, incluindo isolamento social, situações de alto estresse, aumento do risco de problemas financeiros e taxas mais baixas de uso de serviços de saúde mental.

Fonte: The Journals of Gerontology-Series B. DOI: 10.1093/geronb/gbac085.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários