Notícias de saúde

Visitas virtuais a museus podem melhorar a saúde mental de idosos

27 de setembro de 2022 (Bibliomed). Visitas virtuais a museus podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos idosos que não moram em casa, indica estudo da Universidade de Montreal, no Canadá.

Em escala global, o isolamento social está ligado a uma série de ameaças à saúde, incluindo um risco aumentado de doenças cardíacas e derrames, além de deterioração mental e até morte precoce. A pandemia do COVID-19 só aumentou o isolamento dos idosos devido à necessidade de os idosos minimizarem sua exposição.

Os pesquisadores trabalharam com o Museu de Belas Artes de Montreal (MMFA) durante três meses. Neste período, foram recutrados 106 idosos na área de Montreal, sendo que metade participou semanalmente de visitas guiadas online e a outra metade não fez atividades culturais.

Os resultados mostraram que aqueles que participaram de visitas virtuais viram suas pontuações em medidas de isolamento social, bem-estar, qualidade de vida e fragilidade melhorar significativamente.O maior benefício das visitas virtuais de 45 minutos ao museu, que também incluíram uma sessão de perguntas e respostas de 15 minutos com um guia do museu, parece ser a redução da fragilidade.

A fragilidade refere-se a uma "condição vulnerável que expõe os indivíduos a eventos adversos de saúde e deficiências incidentes que afetam negativamente sua qualidade de vida e aumentam os custos de saúde e sociais".

Fonte: Frontiers in Medicine. DOI: 10.3389/fmed.2022.96912.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários