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15 de agosto de 2024 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um mundo virtual inovador chamado RESeT, destinado a ajudar adolescentes a gerenciar o estresse de forma acessível e envolvente. Em um estudo realizado com 44 jovens de Seattle, a realidade virtual mostrou-se promissora ao diminuir o estresse e melhorar o humor dos participantes, embora não tenha reduzido significativamente os níveis de ansiedade e depressão.
O ambiente virtual de RESeT, repleto de atividades baseadas em terapias comprovadas como a terapia comportamental dialética e a redução do estresse baseada em mindfulness, foi projetado a partir de discussões com grupos de adolescentes. Uma das atividades, por exemplo, permite que os usuários coloquem palavras negativas em barcos de papel e os enviem rio abaixo. Outra atividade, chamada "Buraco do Coelho", encoraja os jogadores a ficarem imóveis ao lado de um toco, e quanto mais tempo permanecem parados, mais coelhos aparecem.
Os adolescentes usaram o sistema RESeT, em média, duas vezes por semana, relatando uma experiência significativamente menos estressante e com ligeiras melhorias no humor. O estudo revela que essa abordagem pode fornecer uma alternativa de baixo custo e fácil acesso para o suporte à saúde mental juvenil, particularmente em tempos de escassez de profissionais de saúde mental.
O projeto não apenas envolveu os jovens no processo de design, removendo elementos que poderiam causar desconforto, como esquilos, mas também incorporou elementos que promovem a calma, como os coelhos.
Os pesquisadores planejam expandir o estudo para testar os efeitos a longo prazo do sistema VR e estão explorando a possibilidade de disponibilizar os headsets em escolas ou bibliotecas para melhorar o acesso comunitário.
Fonte: JMIR XR and Spatial Computing. DOI: 10.2196/49171.
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