Notícias de saúde

Como tratar Covid-19 em crianças e adolescentes?

14 de março de 2023 (Bibliomed). As crianças são o futuro do mundo, mas sua saúde e futuro enfrentam grande incerteza por causa da pandemia da doença de coronavírus 2019 (Covid-19). A fim de melhorar o manuseio de crianças com Covid-19, um painel internacional e multidisciplinar de especialistas desenvolveu uma diretriz de aconselhamento rápido no início do surto de Covid-19 em 2020. Após a publicação da primeira versão da diretriz de aconselhamento rápido, o painel atualizou a diretriz incluindo outras partes interessadas no painel e uma pesquisa abrangente das evidências mais recentes.

O julgamento de especialistas foi usado para desenvolver declarações de boas práticas complementares às recomendações baseadas em evidências. A diretriz atualizada inclui nove recomendações e uma declaração de boas práticas. Concentra-se nas principais recomendações pertinentes às seguintes questões: identificação de fatores prognósticos para óbito ou internação em unidade de terapia intensiva pediátrica; o uso de remdesivir, glicocorticoides sistêmicos e antipiréticos, imunoglobulina intravenosa (IGIV) para síndrome inflamatória multissistêmica em crianças e oxigênio de alto fluxo por cânula nasal ou ventilação não invasiva para insuficiência respiratória hipoxêmica aguda; amamentação; vacinação; e a gestão da saúde mental pediátrica.

Esta diretriz atualizada baseada em evidências pretende fornecer a médicos, pediatras, pacientes e outras partes interessadas recomendações baseadas em evidências para a prevenção e manejo do Covid-19 em crianças e adolescentes. Estudos maiores com seguimento mais longo para determinar a eficácia e segurança de glicocorticoides sistêmicos, IGIV, ventilação não invasiva e vacinas para Covid-19 em crianças e adolescentes são incentivados.

Fonte: European Journal of Pediatrics. DOI: 10.1007/s00431-022-04615-4.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários