Notícias de saúde

Tratamento Duplo Pode Ajudar Fumantes

NOVA YORK (Reuters Health) - Fumantes que tentam deixar o vício podem ter mais sucesso se combinarem duas terapias populares de reposição de nicotina, informaram pesquisadores franceses. Fumantes que usaram adesivo e inalante de nicotina simultaneamente foram mais propensos a parar que os que usaram somente o inalante.

Embora chicletes, adesivos e inalantes de nicotina sejam eficazes no combate ao fumo, a taxa total de sucesso a longo prazo de ferramentas individuais é bastante tímida, informou a equipe de Abraham Bohadana, do Institute National de la Sante et de la Recherche Medicale Unite, em Vandoeuvre.

A combinação dos dois métodos pareceu ser mais efetiva, informou a equipe na edição de 13 de novembro do Archives of Internal Medicine.

Os pesquisadores avaliaram a combinação de um inalante e de um adesivo de nicotina de 16 horas. O inalante é considerado uma boa opção porque também ajuda a lidar com o ritual do fumo, repondo "algo do comportamento oral, manual e o reforço sensitivo do fumo", explicaram os especialistas.

A equipe estudou dois grupos de 200 pessoas que fumavam 10 cigarros diários ou mais durante três anos ou mais. O primeiro grupo recebeu o inalante de nicotina por 14 semanas, além de adesivo de nicotina nas primeiras seis semanas. O segundo grupo recebeu o inalante por 14 semanas e um adesivo de placebo.

Os pesquisadores verificaram que após as primeiras seis semanas, o grupo que recebeu o tratamento duplo registrou 61 por cento de abstinência contra 48 por cento no grupo do inalante. Depois de um ano do início do estudo, quase 20 por cento do grupo que recebeu adesivo mais inalante permaneceu sem fumar e apenas 14 por cento do grupo do tratamento simples tinha largado o hábito.

A equipe concluiu que distribuir nicotina por diferentes rotas durante o processo de parada "pode ser particularmente apropriado para fumantes altamente dependentes com um componente comportamental forte em seu padrão de fumo".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários