Notícias de saúde

SUS vai garantir tratamento gratuito para fumantes

04 de Setembro de 2002 (Bibliomed). Quem não consegue parar de fumar sozinho, terá uma ajuda extra do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferecerá tratamento gratuito a fumantes.

A partir de outubro, essas pessoas poderão procurar um Centro de Referência em Abordagem e Tratamento de Fumantes, onde serão avaliados por uma equipe multidisciplinar e receberão orientação para identificar e evitar as situações que os levam a fumar.

Quem apresentar maior grau de dependência receberá, gratuitamente, medicamentos, como goma de mascar e adesivo de nicotina, além de remédios à base de bupropiona.

Os Centros de Referência contarão com uma equipe de saúde, liderada por um clínico ou psiquiatra. Todos serão capacitados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, seguindo metodologia do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Serão disponibilizados, além de consultórios, sala para sessões de grupo, recursos para avaliação clínica do fumante - como tensiômetro, estetoscópio, balança antropométrica - e suporte local ou de referência para a realização de exames complementares, como análises clínicas e radiológicas dos pacientes que durante a triagem médica ou durante o atendimento necessitarem de avaliação complementar conforme a situação clínica.

A atuação dos Centros de Referência será feita com base nos critérios estabelecidos no “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Dependência à Nicotina”, elaborado pelo Inca, em parceria com sociedades científicas e profissionais de saúde especializados. Já existem no Brasil 43 unidades que oferecem esse tipo de orientação aos fumantes. Mas, outras 320 unidades devem ser credenciadas nos próximos dois anos. A idéia é disponibilizar um Centro de Referência para cada 200 mil habitantes.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros fumam. No mundo, esse número chega a 1,1 bilhão de fumantes e, a cada ano, 4 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas ao tabagismo.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários