Notícias de saúde

Reforços da vacina COVID-19 podem beneficiar pacientes com câncer de sangue

12 de agosto de 2022 (Bibliomed). Pessoas com câncer no sangue, incluindo leucemia, linfoma e mieloma múltiplo, têm o sistema imunológico comprometido devido à doença. Então o tratamento, que inclui quimioterapia, prejudica ainda mais o sistema imunológico.

Em um desenvolvimento promissor, uma nova pesquisa descobriu que a maioria dos adultos com câncer no sangue desenvolve pelo menos alguma imunidade ao COVID-19 após receber doses de reforço. É o que indica estudo realizado na Brown University, nos Estados Unidos.

O estudo analisou as respostas de anticorpos entre 378 pacientes com câncer no sangue. Desses, os pesquisadores descobriram que os anticorpos COVID foram encontrados no sangue de 181 pacientes (48%) após receberem suas vacinas iniciais. Mas as injeções de reforço foram consideradas um tratamento eficaz para 48 dos 85 pacientes (56%) que não conseguiram desenvolver anticorpos na primeira vez. Pacientes com câncer ativo ou aqueles atualmente em tratamento eram menos propensos a produzir efetivamente anticorpos contra a doença.

No final do período de estudo, 33 pacientes desenvolveram uma infecção por COVID-19 e três pacientes morreram de condições decorrentes de uma infecção por COVID. Nenhum paciente no estudo com respostas de anticorpos morreu de COVID-19.

O estudo incluiu pacientes que também estavam sendo tratados com o coquetel de anticorpos Evusheld (tixagevimab e cilgavimab), que foi aprovado pelos U.S. Food and Drug Administration para uso emergencial durante a pandemia para ajudar a prevenir infecções em indivíduos de alto risco. Os pesquisadores observaram que aqueles que receberam essas terapias não foram diagnosticados com uma infecção por COVID-19 ao longo do estudo.

Fonte: Cancer. DOI: 10.1002/cncr.34354.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários