Notícias de saúde

Tomar vacinas de Covid e gripe juntas pode causar reações em algumas pessoas

29 de julho de 2022 (Bibliomed). As vacinas contra a COVID-19 e a gripe sazonal são essenciais na prevenção de infecções respiratórias e suas complicações potencialmente graves. A administração simultânea de vacinas é eficiente e pode melhorar a cobertura com cada vacina. No entanto, a segurança da administração simultânea das vacinas COVID-19 e influenza não foi ainda bem descrita.

Estudo recente teve como objetivo avaliar eventos adversos e impactos na saúde associados a vacinas de reforço de mRNA COVID-19 administradas simultaneamente e vacinas contra influenza sazonal na população norte-americana.

Neste estudo de coorte de dados autorrelatados de 981.099 pessoas com 12 anos ou mais, a administração simultânea de uma dose de reforço de mRNA COVID-19 e uma vacina contra influenza foi associada a aumentos de 8% a 11%, respectivamente, na reação sistêmica em comparação com reforço de mRNA COVID-19 administrado isoladamente. Essas diferenças foram estatisticamente significativas.

Assim, estes achados sugerem que a administração simultânea de vacinas de reforço de mRNA COVID-19 e vacinas contra influenza pode estar associada ao aumento da probabilidade de reações sistêmicas.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.22241.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários