Notícias de saúde

Estudo mostra ligação forte entre COVID-19 e piora da saúde mental

18 de julho de 2022 (Bibliomed). As restrições sociais impostas para prevenir a transmissão do COVID-19 podem desafiar os comportamentos de estilo de vida habituais, particularmente entre aqueles vulneráveis ??a transtornos de humor. O objetivo geral de recente estudo foi investigar a hipótese de que, no ambiente de interrupção das rotinas na COVID-19, entre uma amostra de pessoas que vivem com transtornos de humor, uma maior interrupção do ritmo social estaria associada a sintomas de humor mais graves.

O estudo internacional, e que teve a participação de centenas de neozelandeses desencadeou um apelo por mais conscientização da saúde pública sobre os efeitos do COVID-19 no humor e para que o problema seja levado mais a sério.

Um pesquisador do braço neozelandês do estudo disse que entre os participantes do estudo previamente diagnosticados com um transtorno de humor, quase 40% relataram depressão moderada a grave durante o primeiro período de confinamento em 2020.

O estudo, publicado no Canadian Journal of Psychiatry, foi realizado de abril a junho de 2020, incorporando grande parte do primeiro lockdown de nível 4 da Aotearoa Nova Zelândia. Foi conduzido por pesquisadores de seis países diferentes – Nova Zelândia, Austrália, Escócia, Canadá, Estados Unidos e Holanda. Mais da metade (521) do total de 997 participantes eram da Nova Zelândia. Cinquenta por cento do total da coorte tinha sido formalmente diagnosticado com transtorno bipolar; 50 por cento com depressão.

“Embora esperássemos ver a interrupção das mudanças no ritmo circadiano afetando negativamente o humor desses participantes, ficamos surpresos com a gravidade dos sintomas autorrelatados”, disseram os pesquisadores.

Os resultados mostram que há uma ligação definitiva entre a interrupção relacionada ao COVID-19 nos ritmos circadianos e a piora da saúde mental naqueles com transtornos de humor existentes, como depressão e transtorno bipolar.

Fonte: The Canadian Journal of Psychiatry. DOI: 10.1177/07067437221097905.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários