Notícias de saúde

Pandemia aumentou estresse dos pais e maus-tratos em crianças

17 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Alemanha revelou que os níveis de estresse parental aumentaram, a saúde mental dos pais piorou, e a ocorrência de maus-tratos infantis (MT) se manteve elevada em fases avançadas da pandemia de Covid-19. A pesquisa, realizada por meio de uma pesquisa transversal representativa com 1.087 pais em dezembro de 2021, comparou dados com um estudo anterior em agosto de 2020 e com escores normativos de medidas de resultados.

Os resultados apontaram que os níveis de estresse relacionados à pandemia e o estresse geral foram mais elevados em dezembro de 2021 do que em agosto de 2020, enquanto a saúde física e mental dos pais estava mais prejudicada. A ocorrência de MT variou entre 5% e 56%, sendo abuso emocional verbal, testemunho de violência doméstica e negligência emocional os subtipos mais frequentes.

Os preditores mais fortes para a ocorrência de subtipos específicos de MT foram o risco parental de abuso de álcool e a experiência recente de violência pelos pais. Os resultados destacam uma carga significativa nas famílias mesmo quase dois anos após o início da pandemia.

Os pesquisadores enfatizam a necessidade de intervenções voltadas para a família para estabilizar os lares e fornecer suporte direcionado. Além disso, destacam a importância de estudos longitudinais para entender melhor as famílias em risco de resultados adversos.

Fonte: European Child & Adolescent Psychiatry.  DOI: 10.1007/s00787-023-02147-2.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários