Notícias de saúde

Sobreviventes de câncer infantil têm maior risco de doença cardíaca

13 de julho de 2022 (Bibliomed). Adultos sobreviventes de câncer infantil têm um risco maior de problemas cardíacos do que outros adultos, mas são muito menos propensos a serem tratados por fatores de risco de doenças cardíacas, como pressão alta, diabetes e colesterol alto, mostra uma nova pesquisa do Fred Hutchinson Cancer Center, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores recrutaram 600 norte-americanos adultos participantes do Childhood Cancer Survivor Study, que analisou pessoas nos Estados Unidos e no Canadá que foram diagnosticadas com câncer antes dos 21 anos entre 1970 e 1999 e sobreviveram pelo menos cinco anos. Metade tinha 37 anos ou mais.

Esses 600 participantes foram diagnosticados com câncer em média 28 anos antes, mais comumente com leucemia, linfoma e câncer ósseo. Eles foram comparados com quase 350 adultos da mesma idade sem histórico de câncer. Em comparação com aqueles sem histórico de câncer, os sobreviventes de câncer infantil apresentaram taxas mais altas de pressão alta (18% vs. 11%), colesterol alto (14% vs. cerca de 5%) e diabetes (6,5% vs. cerca de 3%).

Ambos os grupos tiveram taxas semelhantes de hipertensão arterial subdiagnosticada, colesterol alto e diabetes – cerca de 27% entre os sobreviventes de câncer e cerca de 26% entre o grupo de comparação – mas os sobreviventes de câncer tinham 80% mais chances de serem subtratados para essas condições.

Entre os sobreviventes de câncer, os homens eram duas vezes mais propensos a serem subdiagnosticados e subtratados para fatores de risco de doenças cardíacas. Aqueles que estavam acima do peso ou obesos tinham duas a três vezes mais chances de serem subdiagnosticados e subtratados.

Fonte: Journal of the American Heart Association. DOI: 10.1161/JAHA.121.024735.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários