Notícias de saúde

Sobreviventes de câncer infantil têm risco aumentado de doença cardíaca

03 de junho de 2008 (Bibliomed). Sobreviventes de cânceres infantis são de cinco a dez vezes mais propensos a desenvolver doença cardíaca na idade adulta, segundo estudo apresentado, na última semana, no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

"Este estudo mostra que os sobreviventes de cânceres infantis, em seus 20 anos de idade, estão desenvolvendo os tipos de doença cardíaca que tipicamente vemos em adultos mais velhos", explicou o líder do estudo, Daniel A. Mulrooney, professor assistente de pediatria na Universidade de Minnesota.

Entre os cânceres infantis avaliados pelo "Childhood Cancer Survivor Study", estão a leucemia, tumores do sistema nervoso central, linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin, tumores renais, neuroblastoma, sarcomas de tecidos moles e cânceres ósseos.

Comparando mais de 14 mil sobreviventes de câncer na infância com quase 4 mil pessoas saudáveis, os cientistas observaram que aqueles que tiveram os tumores quando crianças apresentavam maior incidência de diversos distúrbios cardíacos, incluindo aterosclerose (10 vezes maior risco), insuficiência cardíaca congestiva (5,7 vezes maior risco), infarto do miocárdio (4,9 vezes), doença do pericárdio (6,3 vezes) e doença valvular (4,8 vezes maior risco).

E parte desse risco estava associado a efeitos adversos dos tratamentos anti-câncer. Segundo os autores, os riscos de vários tipos de cardiopatias eram de duas a cinco vezes maiores entre aqueles pacientes que haviam tomado drogas antraciclinas ou radioterapia no tratamento contra o câncer, comparados com os pacientes que não fizeram uso dessas terapias.

Os autores destacaram, porém, que, apesar do risco geral ser maior entre os sobreviventes do câncer infantil, a incidência de doenças cardíacas entre eles, 30 anos após o diagnóstico, foi baixa. Mas, ainda assim, é importante informar e acompanhar esses pacientes de perto em relação ao risco cardíaco.

Fonte: American Society of Clinical Oncology. News release – 15 de maio de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários