Notícias de saúde

Congelar óvulos é uma alternativa para quem quer adiar maternidade

30 de junho de 2022 (Bibliomed). É cada vez mais comum que as mulheres adiem a maternidade, seja para investir na carreira, na realização de sonhos ou mesmo por não se sentir preparada para ser mãe. Para essas mulheres, a melhor opção, segundo a ciência, é congelar seus óvulos.

Um novo estudo mostra que o congelamento de óvulos quando mais jovens é uma opção amplamente bem-sucedida para muitas mulheres que são férteis em seus anos mais jovens, mas querem adiar a gravidez por um tempo.

Os pesquisadores analisaram as taxas de sucesso do uso de óvulos congelados de uma mulher ao longo de 15 anos. Eles descobriram que cerca de 70% das mulheres que tiveram óvulos congelados quando tinham menos de 38 anos e descongelaram pelo menos 20 desses óvulos, mais tarde tiveram um bebê.

Não apenas isso, mas o congelamento de óvulos e o descongelamento posterior proporcionaram uma taxa de sucesso de gravidez mais alta do que o uso de embriões frescos com tecnologia de reprodução assistida.

O estudo foi realizado no New York University Langone Fertility Center, e incluiu 543 pacientes, com idade média de 38 anos, que tiveram óvulos removidos e congelados. Isso é mais velho do que a idade ideal de congelamento de óvulos, que é antes dos 35 anos. As pacientes foram submetidas a 800 ciclos de congelamento de óvulos, 605 descongelamentos de óvulos e 436 transferências de embriões utilizando os óvulos entre 2005 e 2020.

No geral, 39% das mulheres com idades entre 27 e 44 anos – com a maioria entre 35 e 40 anos – quando seus óvulos foram congelados tiveram pelo menos um filho de seus óvulos congelados, descobriram os pesquisadores. Isso é comparável aos resultados pareados por idade na fertilização in vitro (fertilização in vitro).

Em todas as diferentes faixas etárias dos pacientes do estudo, aqueles que descongelaram 20 óvulos maduros tiveram uma taxa de 58% de nascidos vivos, o que os autores chamaram de "profundo e inesperado", considerando que as mulheres haviam passado do auge reprodutivo. Mesmo 14 das mulheres que não congelaram seus óvulos até a idade de 41 a 42 anos tiveram filhos com sucesso de óvulos congelados. O tempo de congelamento dos óvulos pareceu não interferir no resultado final.

O estudo também descobriu que a triagem genética de embriões de óvulos congelados antes da implantação também resultou em menores taxas de aborto espontâneo e maior número de nascidos vivos. Ao todo, 211 bebês nasceram do congelamento de óvulos durante o estudo. Isso é comparado a menos de 30% engravidando ao usar ovos frescos ou embriões para mulheres aos 40 anos submetidas a fertilização in vitro e menos de 20% dando à luz bebês vivos, de acordo com dados dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Fonte: Fertility and Sterility. DOI: 10.1016/j.fertnstert.2022.04.013.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários