Notícias de saúde

Crianças nascidas de embriões congelados podem ter maior risco de câncer

09 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Crianças nascidas como resultado de um procedimento comum de fertilidade envolvendo embriões congelados podem ter maior risco de câncer, mostra estudo da University of Gothenburg, na Suécia. Os cânceres mais comuns observados no estudo foram leucemia e tumores do sistema nervoso central.

Na transferência de embriões congelados e descongelados, um embrião é criado em laboratório a partir de um óvulo e esperma, congelado e posteriormente descongelado antes da implantação.

Estudos anteriores sugeriram que as crianças nascidas após a transferência congelada-descongelada podem ter maiores riscos à saúde a curto prazo, mas os riscos a longo prazo são menos claros. Para o novo estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos de mais de 7,9 milhões de crianças na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia. Destes, cerca de 172.000 nasceram como resultado de tecnologia de reprodução assistida (ART), incluindo 22.630 nascidos após transferência congelada-descongelada.

Embora as crianças nascidas após a transferência de embriões congelados e descongelados tenham maior risco de câncer do que as crianças nascidas após a transferência de embriões frescos ou concebidas sem reprodução assistida, o risco geral de câncer não foi maior para aquelas concebidas através dessa técnica, enfatizaram os pesquisadores.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004078.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários