Notícias de saúde

Perder peso pode aumentar a fertilidade para homens obesos

29 de junho de 2022 (Bibliomed). Além de problemas cardiovasculares e diabetes, a obesidade pode aumentar, também, o risco de problemas de fertilidade em homens e mulheres. Um estudo com quase 50 homens com obesidade descobriu que aqueles que perderam peso seguindo uma dieta de baixa caloria melhoraram sua contagem de espermatozoides em cerca de 40%.

O estudo, realizado na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, envolveu 47 homens obesos com idades entre 20 e 63 anos que seguiram uma dieta de baixa caloria – 800 calorias por dia – por oito semanas. Depois disso, eles foram aleatoriamente designados para um dos quatro grupos para uma fase de manutenção de um ano: um grupo se exercitou, outro tomou liraglutida, um medicamento para diabetes às vezes usado para perda de peso, um terço se exercitou e tomou a medicação, o quarto não.

Todos os praticantes foram encorajados a fazer pelo menos 150 minutos de exercício moderado, como caminhada rápida, semanalmente. Para maior motivação, também foram oferecidas aulas de exercícios. Os pesquisadores descobriram que, após a dieta de oito semanas, os participantes não apenas perderam uma quantidade substancial de peso, mas também mostraram um aumento expressivo na contagem de espermatozoides.

Um ano depois, cerca de metade dos homens manteve os quilos a menos – seja por meio de exercícios, medicação ou ambos. Eles também mantiveram suas contagens e concentrações de esperma mais altas. Esse não foi o caso, no entanto, para os homens que recuperaram o peso.

Não está claro se algum dos participantes do estudo tinha histórico de infertilidade ou se a perda de peso melhorou sua capacidade de conceber, mas os pesquisadores ressaltam que as novas descobertas podem ser boas notícias para a fertilidade, já que estudos anteriores mostram uma ligação entre uma maior contagem de espermatozoides e uma gravidez mais rápida.

Fonte: Human Reproduction. DOI: 10.1093/humrep/deac096.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários