Notícias de saúde

Atenção plena como chave para o sucesso em psicoterapia

22 de junho de 2022 (Bibliomed). As metanálises sugerem que as intervenções de atenção plena têm efeitos positivos na saúde mental. No entanto, o modo como as intervenções de atenção plena exerce seus efeitos ainda é amplamente desconhecido. A atenção plena autorrelatada pode mediar parcialmente a associação entre as intervenções de atenção plena e a mudança na saúde mental autorreferida.

Uma nova revisão resumiu 146 ensaios clínicos randomizados com um total de quase 11.000 participantes. Eles foram aleatoriamente designados para um tratamento baseado em atenção plena ou um grupo de comparação. O grupo de comparação recebeu outro tratamento psicoterapêutico ou não psicoterapêutico ou foi designado para uma lista de espera. Em todos os estudos, a atenção plena e a saúde mental dos participantes foram registradas antes e após o tratamento ou no início e no final do período de observação.

Para analisar seus resultados, o estudo de revisão desenvolveu e aplicou pela primeira vez um novo método estatístico que permitiu comparar sistematicamente todos os diferentes tratamentos e grupos de comparação nesses estudos.

Segundo os autores da pesquisa, o aumento da atenção plena parece ser um dos elementos que explicam a magnitude do efeito positivo dos tratamentos meditativos e similares na saúde mental. As descobertas sugeriram ainda que o aumento da atenção plena pode não apenas explicar a magnitude do efeito dos tratamentos baseados em atenção plena na saúde mental, mas também de outros tratamentos psicoterapêuticos.

As psicoterapias bem-sucedidas que contribuem para a melhoria da saúde mental podem ser caracterizadas pelo fato de que também levam a um aumento da atenção plena, independentemente de cultivá-la diretamente ou não. Esta seria uma descoberta importante para a pesquisa em psicoterapia, pois o modo exato de ação da psicoterapia permanece obscuro.

Fonte: Psychological Bulletin. DOI: 10.1037/bul0000359.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários