Notícias de saúde

EUA registrou aumento de casos de hipertensão na gravidez

31 de maio de 2022 (Bibliomed). As taxas de pressão alta entre mulheres grávidas nos Estados Unidos estão aumentando e agora ocorrem em pelo menos um em cada sete partos hospitalares, alerta um novo relatório do governo. Os distúrbios hipertensivos na gravidez incluem pressão alta que começa durante ou após a gravidez e pressão alta crônica que está presente antes da gravidez e continua durante a gravidez.

A pressão alta na gravidez pode causar complicações graves, como ataque cardíaco e derrame, e é uma das principais causas de morte relacionada à gravidez. Nos EUA, cerca de um terço das mulheres que morreram durante o parto tiveram um distúrbio hipertensivo na gravidez.

A taxa geral dos chamados distúrbios hipertensivos na gravidez aumentou de cerca de 13% dos partos hospitalares em 2017 para 16% em 2019, mas as taxas são mais altas entre certos grupos raciais/étnicos. Além disso, os pesquisadores descobriram que a taxa foi mais alta entre as mulheres com mais de 45 anos (31%), e também alta entre aquelas em municípios rurais (16%), em CEPs de baixa renda (16%) e aqueles no Sul (16%) e Centro-Oeste (15%).

O relatório apontou disparidades raciais em casos de hipertansão na gestação, com mulheres negras e nativas apresentando maiores taxas de complicação. Segundo os autores, fatos como menor acesso e qualidade de serviços de saúde, taxas de obesidade e outros fatores de risco para pressão alta podem explicar esse fato.

Segundo os autores, o relatório mostra a necessidade de uma melhor prevenção, reconhecimento e tratamento da pressão alta durante a gravidez.

Fonte: CDC's Morbidity and Mortality Weekly Report. DOI: 10.15585/mmwr.mm7117a1.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários