Notícias de saúde

Exposição ao ozônio durante aumenta risco de hipertensão em gestantes

27 de setembro de 2023 (Bibliomed). Embora certos poluentes atmosféricos tenham sido associados a resultados obstétricos adversos, as evidências sobre a associação da exposição ao ozônio (O3) com o risco de distúrbios hipertensivos na gravidez (DHG) são limitadas e inconsistentes. A exposição ao ozônio (O3) durante a gravidez estaria associada a maiores riscos de distúrbios hipertensivos na gravidez?

Pesquisa avaliou a associação entre a exposição gestacional ao O3 e o risco de HDP (isto é, hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia) e explorar a janela de suscetibilidade à exposição ao O3 durante a gravidez.

Neste estudo de coorte na China envolvendo 7.841 gestantes, a exposição ao O3 no primeiro trimestre foi associada ao aumento do risco de hipertensão gestacional, mas não foi associada ao risco de pré-eclâmpsia. As semanas gestacionais de 1 a 9 foram identificadas como a janela de suscetibilidade para exposição ao O3 e risco elevado de hipertensão gestacional.

Os achados deste estudo sugerem a necessidade de um melhor controle de O3, sustentável, para reduzir a carga de doença da hipertensão arterial gestacional entre gestantes.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.6347.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários