Notícias de saúde

Dispositivo portátil poderia identificar o câncer de pele sem uma biopsia

30 de maio de 2022 (Bibliomed). As biópsias de pele são procedimentos invasivos. Porém a retirada de fragmentos deixa os pacientes com feridas muitas vezes dolorosas, que podem levar um tempo maior para cicatrizar. Esse é um preço que vale a pena pagar se permitir o tratamento precoce do câncer. No entanto, nos últimos anos, esforços de diagnóstico agressivos viram o número de biópsias crescer cerca de quatro vezes mais rápido do que o número de cânceres detectados, com cerca de 30 lesões benignas agora biopsiadas para cada caso de câncer de pele encontrado.

Pesquisadores do Stevens Institute of Technology estão atualmente desenvolvendo um dispositivo portátil de baixo custo que pode reduzir pela metade a taxa de biópsias desnecessárias e dar aos dermatologistas e outros médicos acesso fácil a diagnósticos de câncer em laboratório.

O dispositivo da equipe usa imagens de ondas milimétricas – a mesma tecnologia usada em scanners de segurança de aeroportos – para escanear a pele de um paciente.

O tecido saudável reflete os raios de ondas milimétricas de maneira diferente do tecido canceroso, portanto, teoricamente, é possível detectar cânceres monitorando os contrastes nos raios refletidos da pele. Para trazer essa abordagem para a prática clínica, os pesquisadores usaram algoritmos para fundir sinais capturados por várias antenas diferentes em uma única imagem de largura de banda ultra-alta, reduzindo o ruído e capturando rapidamente imagens de alta resolução até mesmo da menor mancha ou mancha.

A equipe usou uma versão de mesa de sua tecnologia para examinar 71 pacientes durante visitas clínicas do mundo real e descobriu que seus métodos podiam distinguir com precisão lesões benignas e malignas em apenas alguns segundos. Usando seu dispositivo, os autores da pesquisa puderam identificar tecido canceroso com 97% de sensibilidade e 98% de especificidade – uma taxa competitiva até mesmo com as melhores ferramentas de diagnóstico de nível hospitalar.

Como a tecnologia fornece resultados em segundos, ela poderia um dia ser usada em vez de um dermatoscópio de ampliação em exames de rotina, fornecendo resultados extremamente precisos quase instantaneamente.

Ao contrário de muitos outros métodos de imagem, os raios de ondas milimétricas penetram inofensivamente cerca de 2 mm na pele humana, de modo que a tecnologia de imagem da equipe fornece um mapa 3D claro das lesões digitalizadas. Futuras melhorias no algoritmo que alimenta o dispositivo podem melhorar significativamente o mapeamento das margens das lesões, permitindo biópsias mais precisas e menos invasivas para lesões malignas.

Fonte: Sci Rep 12, 4971 (2022). DOI: 10.1038/s41598-022-09047-6.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários