Notícias de saúde

Mulheres negras com deficiência de vitamina D têm mais risco de câncer de colón

16 de novembro de 2021 (Bibliomed). Mulheres negras com baixos níveis de vitamina D têm maiores chances de desenvolver câncer de cólon, de acordo com uma nova pesquisa que ecoa descobertas anteriores em mulheres brancas.

Os pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, usaram um modelo de previsão de vitamina D para quase 50.000 participantes no Black Women's Health Study e concluíram que aquelas com níveis previstos nos 25% inferiores tinham um risco estimado 40% maior de câncer de cólon do que aqueles nos 25% superiores.

De acordo com os pesquisadores, é importante determinar se há uma ligação para que os negros que podem ter um risco aumentado de desenvolver câncer de cólon possam aumentar seus níveis de vitamina D.A vitamina D está envolvida em muitos processos no corpo e demonstrou ter propriedades anticancerígenas.

Pessoas negras tendem a ter níveis mais baixos porque a luz solar é a principal fonte de vitamina D, além de tomar suplementos vitamínicos. Os autores também observaram que os negros norte-americanos têm as maiores taxas de incidência e morte de câncer de cólon.

Mais de 150.000 pessoas nos Estados Unidos por ano são diagnosticadas com a doença, tornando o câncer de cólon o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e mulheres, excluindo o câncer de pele, de acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Fonte: Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention. DOI: 10.1158/1055-9965.EPI-21-0675.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários