Notícias de saúde

Tratamento da pressão alta durante a gravidez é seguro para o bebê

02 de maio de 2022 (Bibliomed). Quando as mulheres engravidam com pressão alta leve, o tratamento da doença pode reduzir o risco de ameaças à saúde para si e para seus bebês, mostrou um novo ensaio clínico realizado no Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos.

O estudo envolveu mais de 2.400 mulheres grávidas em centros médicos nos Estados Unidos. Todas tinham pressão alta crônica mais leve. Metade foi aleatoriamente designada para um gerenciamento "mais rígido", o que significava usar medicação para obter seus números abaixo de 140/90mmHg. A outra metade só começou a medicação se a pressão arterial subiu para 160/105mmHg ou superior.

O controle mais rígido, segundo o estudo, reduz o risco de uma mulher desenvolver pré-eclâmpsia grave, uma condição marcada por pressão alta e sinais de disfunção em órgãos vitais como rins e fígado. Quando a pré-eclâmpsia é grave, os médicos podem ter que induzir o parto ou fazer uma cesariana para entregar o bebê mais cedo.

No estudo, 23% das mulheres com controle mais rígido da pressão arterial desenvolveram pré-eclâmpsia com "características graves", contra 29% das mulheres no grupo de comparação. Da mesma forma, as chances de precisar de um parto "medicamente indicado" antes da 35ª semana de gravidez foram reduzidas - para 12% entre as mulheres com controle mais rígido da pressão arterial, contra quase 17% no grupo de comparação.

Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2201295.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários