Notícias de saúde

Pets e tutores podem transmitir bactérias entre si

11 de maio de 2022 (Bibliomed). Os seres humanos e seus animais de estimação tendem a compartilhar um vínculo estreito, mas também podem compartilhar bactérias resistentes a antibióticos, mostra uma nova pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Lisboa, em Portugal.

Para o estudo, os pesquisadores recolheram amostras de fezes de 58 pessoas saudáveis, 18 gatos e 40 cães de 41 lares em Portugal, juntamente com 56 pessoas e 45 cães de 42 lares no Reino Unido. As amostras foram coletadas ao longo de quatro meses, e o sequenciamento genético foi usado para encontrar os tipos de bactérias em cada amostra e quaisquer genes de resistência a drogas.

Entre 2018 e 2020, os pesquisadores descobriram que 15 de 103 animais de estimação (15%) e 15 de 114 donos de animais (13%) carregavam bactérias produtoras de ESBL/AmpC. Destes, quase metade dos gatos e cães e um terço das pessoas tinham pelo menos uma cepa de bactéria multirresistente.

Em quatro lares portugueses, os genes de resistência ESBL/pAMPc nos animais de estimação foram os mesmos encontrados nas amostras de fezes dos proprietários. Em duas das casas, as bactérias em animais de estimação combinavam com cepas de E. coli encontradas nas amostras de fezes de seus donos.

Os pesquisadores explicam que a resistência aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde pública, porque pode tornar intratáveis ??condições como pneumonia, sepse, infecções do trato urinário e infecções de feridas.

Fonte: Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas. Abril, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários