Notícias de saúde

Exercício regular leva a mudanças no Tendão de Aquiles

27 de abril de 2022 (Bibliomed). A adaptação do tendão de Aquiles é um aspecto fundamental do desempenho do exercício e da prevenção do risco de lesões. No entanto, existe muito debate sobre a adaptação do tendão de Aquiles em resposta às atividades de exercício. A maioria das pesquisas publicadas está atualmente limitada a atletas de elite e atividades de exercício selecionadas. Além disso, os estudos existentes sobre a adaptação do tendão não controlam a variação genética.

Um recente estudo investigou os efeitos de atividades regulares de exercícios recreativos nas propriedades mecânicas do tendão de Aquiles em 40 pares de gêmeos idênticos. Usando um dispositivo de oscilação portátil para determinar as propriedades mecânicas do tendão de Aquiles, descobriu-se que o tendão de Aquiles parece se adaptar ao exercício recreativo regular em intensidades comparativamente baixas, aumentando sua rigidez. Gêmeos ativos apresentaram rigidez do tendão de Aquiles 28% maior do que seu gêmeo inativo. Além disso, a pesquisa estende as ideias existentes sobre adaptação específica ao esporte, mostrando que a rigidez do tendão parecia responder mais a atividades de exercício que incluíam uma fase aérea, como correr e pular.

Esses resultados oferecem novos insights sobre o impacto da variação genética na rigidez individual do tendão de Aquiles, que deve ser abordado mais de perto em estudos futuros.

Fonte: Frontiers in Physiology. DOI: 10.3389/fphys.2021.777403.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários