Notícias de saúde

70% dos nadadores competitivos sofrem de dores nos ombros

19 de julho de 2011 (Bibliomed).  De acordo com médicos especializados em esportes, os ombros são articulações necessariamente instáveis. Essa característica faz com que lesões nos ombros sejam as mais comuns entre nadadores competitivos, afetando 70% das pessoas nesse grupo.

“A estabilidade dos ombros é controlada por um padrão sincronizado de ativação muscular. Mudanças na forma em que os músculos funcionam devido à sobrecarga ou fadiga podem alterar a mecânica dos ombros e causar problemas”, explica o Dr. Scott A. Rodeo, do Hospital for Special Surgery e presidente do comitê nacional de medicina esportiva para natação dos Estados Unidos.

O médico diz que as principais causas para as dores nos ombros dos nadadores incluem esgotamento, por utilizar demais os músculos e articulações, e também a ocorrência de mudanças degenerativas nos tendões.

Outro problema que pode causar lesões nos ombros é a instabilidade dos ligamentos e músculos da articulação.

“Mais frequentemente, a dor nos ombros é causada por uma lesão de uso demais (da articulação). Se você pensar no número de revoluções de braçadas de um nadador competitivo por dia, por semana, por mês, por ano, é fenomenal. Nós estamos falando de meio milhão de braçadas por ano”, conclui Rodeo.

Fonte: UPI 16 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários