Notícias de saúde

Estudo liga estatinas à ocorrência de lesão nos tendões

05 de março de 2008 (Bibliomed). As estatinas constituem um grupo de medicamentos que vem sendo cada vez mais usado no tratamento das altas taxas de colesterol. Milhões de pessoas em todo mundo usam este tipo de medicamento, a maioria com bons resultados.

Como a maioria dos medicamentos, as estatinas mão sem isentas de efeitos colaterais. As rupturas e outras lesões dos tendões não foram até agora relatadas como sendo um efeito colateral do uso das estatinas, mas existem, nos últimos anos, relatos esporádicos informando este tipo de efeito.

Um novo estudo realizado na França, na Universidade de Rouen, e publicado na revista Arthritis and Rheumatism de março de 2008 avaliou um banco de dados com informações sobre os efeitos colaterais do uso das estatinas observados entre os anos de 1990 e 2005.

Dos 4.597 efeitos colaterais relatados, 2% deles estavam relacionados a lesões nos tendões. O tendão de Aquiles foi o mais frequentemente acometido. Mas, como o próprio estudo informa, este tipo de complicação é raro, e a sua ocorrência ocasional não deveria ser um obstáculo para a prescrição deste tipo de medicamento, levando-se em conta os seus grandes efeitos benéficos.

Fonte: Arthritis and Rheumatism, March 15, 2008; vol 59: pp 367-372.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários