Notícias de saúde

EUA aprovam primeiro teste de saliva em casa para COVID-19

12 de maio de 2020 (Bibliomed). O primeiro teste COVID-19 usando amostras de saliva que os pacientes coletam em casa foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos (EUA). A autorização de uso de emergência foi emitida para o Laboratório de Genômica Clínica Rutgers para o teste de diagnóstico usando amostras coletadas em casa. Os pacientes devolvem sua amostra ao laboratório de Nova Jersey em uma embalagem selada para análise.

A triagem é o único teste autorizado que utiliza amostras de saliva para verificar o novo coronavírus que causa o COVID-19, e está disponível apenas com receita médica. No mês passado, o FDA deu autorização de emergência para o primeiro teste caseiro em COVID-19, usando uma amostra retirada do nariz do paciente com um cotonete nasal e solução salina.

De acordo com a FDA, a autorização de testes diagnósticos adicionais com a opção de coleta de amostras em casa continuará a aumentar o acesso dos pacientes ao COVID-19, o que fornece uma opção adicional para a coleta fácil, segura e conveniente de amostras necessárias para testes sem precisar ir ao consultório médico, hospital ou local de testes.

O teste de saliva em casa tem várias vantagens sobre o teste nasal tradicional, no qual um profissional de saúde insere um cotonete profundamente no nariz do paciente e o gira para extrair uma amostra. Além de ser invasivo e desconfortável, o teste nasal exige que um paciente potencialmente contagioso saia de casa e a pessoa que o administra use equipamentos de proteção individual.

Desde o início da pandemia, a FDA autorizou mais de 80 testes COVID-19, e adicionar mais opções para a coleta de amostras em casa é um avanço importante. Em comunicado oficial, a FDA ressaltou que “é importante observar que essa não é uma autorização geral para a coleta domiciliar de amostras de pacientes usando outros métodos de coleta, dispositivos de coleta de saliva ou testes, ou para testes totalmente realizados em casa”.

Fonte: United Press International Health News. May 9, 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários