Notícias de saúde

Pacientes com COVID-19 com sintomas são mais contagiosos

20 de setembro de 2021 (Bibliomed). Muito ainda permanece desconhecido sobre a dinâmica de transmissão da COVID-19. Não está bem elucidado como a gravidade do caso índice e o tempo de exposição estão associados à doença em contatos próximos de pacientes índice com COVID-19 e a apresentação clínica naqueles em desenvolvimento.

Agora, um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine buscou investigar a associação entre o tempo de exposição e o desenvolvimento da doença entre contatos próximos de pacientes índice com COVID-19 e avaliar se a gravidade do caso índice está associada à apresentação clínica em contatos próximos que desenvolvem COVID-19. Segundo o estudo, os indivíduos com COVID-19 têm maior probabilidade de espalhar o vírus para contatos próximos dois dias antes do início dos sintomas a três dias após o aparecimento dos sintomas, e o risco de transmissão é maior quando os pacientes apresentam gravidade da doença leve ou moderada.

Neste estudo de coorte de 730 pacientes índice com um diagnóstico de COVID-19 e 8.852 contatos próximos, o potencial de transmissão foi maior nos primeiros 2 dias antes e 3 dias após o início dos sintomas no paciente índice. Quando os contatos receberam o diagnóstico de infecção por COVID-19, eles eram mais propensos a se apresentarem assintomáticos se tivessem sido expostos a um paciente assintomático.

Esses resultados sugerem que a quantidade de exposição a um paciente com COVID-19 pode estar associada à apresentação clínica entre contatos próximos que desenvolvem COVID-19.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.4686.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários