Notícias de saúde

É possível proteger os bebês contra Covid-19 vacinando as grávidas

07 de agosto de 2023 (Bibliomed). Embora a maioria dos casos de Covid-19 em bebês seja leve, as taxas de internação hospitalar e doença grave são maiores em bebês em comparação com crianças mais velhas, especialmente durante o primeiro mês de vida ou quando a infecção é complicada por outras condições. As vacinas Covid ainda não estão licenciadas para bebês com menos de seis meses de idade, mas evidências emergentes sugerem que a vacinação durante a gravidez pode reduzir o risco de infecção e internação hospitalar em bebês, pois os anticorpos são transferidos pela placenta e pelo leite materno (ou seja, um processo de imunidade passiva).

Em um novo estudo no Canadá, pesquisadores buscaram estimar a eficácia da vacinação materna com mRNA Covid-19 durante a gravidez contra infecção delta e ômicron e internação hospitalar em bebês.

O estudo, publicado na revista BMJ, envolveu bebês com menos de seis meses de idade que nasceram em Ontário, Canadá, entre 7 de maio de 2021 e 31 de março de 2022 e que foram testados por PCR para infecção por Covid-19 entre 7 de maio de 2021 e 5 de setembro de 2022.

Essas informações foram então vinculadas aos dados sobre o status de vacinação mRNA Covid-19 das mães durante a gravidez (uma, duas ou três doses) ou status não vacinado (sem doses) e às internações hospitalares relacionadas a delta e ômicron registradas em bebês.

No total, 8.809 lactentes foram incluídos na análise principal (99 casos de delta positivo em comparação com 4.365 controles negativos e 1.501 casos de ômicron em comparação com 4.847 controles).

Os resultados mostram que duas doses de vacina durante a gravidez foram 95% eficazes contra a infecção delta em lactentes e 97% eficazes contra internação infantil devido ao delta.

A proteção contra a infecção por ômicron foi maior quando a mãe recebeu uma segunda dose da vacina nos últimos estágios da gravidez e também foi maior para bebês nas primeiras oito semanas de vida. Receber uma terceira dose (reforço) durante a gravidez também reforçou a proteção contra a ômicron.

Além dos 8.809 bebês na análise principal, 421 bebês nasceram de mães que receberam apenas a primeira dose da vacina durante a gravidez, o que ofereceu menos proteção contra infecção em bebês do que duas ou três doses (81% contra delta e 30% contra Ômicron).

O estudo, portanto, verificou que duas doses da vacina mRNA Covid-19 durante a gravidez são altamente eficazes contra a infecção pela variante delta e moderadamente eficazes contra infecção pela variante ômicron e estão associadas a um menor risco de internação hospitalar em bebês com menos de seis meses de idade.

Fonte: The BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2022-074035.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários