Notícias de saúde

Medicamentos para depressão podem viciar

02 de março de 2022 (Bibliomed). A tianeptina, uma substância normalmente comercializada online como tratamento para depressão e ansiedade, tem despertado preocupação das autoridades dos Estados Unidos. Isso porque ela pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como “agonistas de receptores opioides”, o que significa que a droga afeta o cérebro de forma semelhante a heroína e outros opioides, como oxicodona, metadona, hidrocodona, morfina e ópio.

Segundo o US Food and Drug Administration (FDA), em meio a uma pandemia de opioides, muitas pessoas têm procurado a tianeptina como uma alternativa prontamente acessível. O FDA ressalta que a tianeptina pode causar envenenamento, que se manifesta como confusão mental, sudorese, batimentos cardíacos acelerados, picos de pressão arterial, náuseas, vômitos, agitação e/ou sonolência. Também pode provocar uma desaceleração perceptível na respiração e, às vezes, pode desencadear um desligamento total do sistema respiratório, levando ao coma ou à morte. Em 2020 foram registrados 151 casos de envenenamento por tianeptina nos EUA, contra 11 casos totais registrados entre 2000 e 2013. A maioria dos pacientes com esses sintomas tinham idade entre 21 e 40 anos.

O US Drug Enforcement Administration (DEA) explica que a, embora a tianeptina seja aprovada para o tratamento de depressão e ansiedade em alguns países, ela tem potencial abusivo e vários estudos relatam efeitos adversos graves e até morte por uso indevido ou abuso.

Fonte: US Food and Drug Administration. "Tianeptine Products Linked to Serious Harm, Overdoses, Death". February, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários