Notícias de saúde

Imunoterapia pode diminuir gravidade da dermatite atópica

24 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Um tratamento de imunoterapia com extrato de ácaro encontrado em poeira doméstica pode reduzir sintomas de dermatite atópica, mostrou estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

No estudo foi realizado a imunoterapia, aplicada em gotas sob a língua dos pacientes ao longo de 18 meses. Após esse período, os pesquisadores observaram a diminuição da coceira e de lesões na pele dos pacientes. Em alguns casos, houve o desaparecimento dos sintomas.

A imunoterapia consiste em administrar vacinas produzidas com o próprio agente que causa a alergia, em doses crescentes, com o objetivo de reduzir a sensibilização e aumentar a tolerância da pessoa alérgica àquela substância.

Para o estudo, realizado entre maio de 2018 e junho de 2020, os pesquisadores selecionaram 66 pacientes que receberam imunoterapia sublingual com extrato de ácaro da poeira domiciliar por três dias por semana ao longo de 18 meses, ou um placebo (substância sem efeito).

Os resultados mostraram que, após os 18 meses, 74,2% dos pacientes do grupo que recebeu imunoterapia apresentaram redução maior ou igual a 15 pontos na avaliação da Pontuação de Dermatite Atópica (SCORAD, na sigla em inglês). Em relação à pontuação inicial, houve uma diminuição de 55% nos valores do SCORAD em pacientes que receberam imunoterapia, o que indica diminuição da gravidade da doença. Já entre os participantes do grupo placebo, essa redução foi de 34,5%.

Fonte: Journal of Allergy and Clinical Immunology: in Practice. DOI: 10.1016/j.jaip.2021.10.060.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários