Notícias de saúde

Melatonina pode melhorar o sono de crianças com dermatite atópica

22 de janeiro de 2016 (Bibliomed). A melatonina pode melhorar os padrões de sono de crianças portadoras de dermatite atópica (DA), de acordo com pesquisa publicada on-line 16 de novembro de 2015 na revista  JAMA Pediatrics.

Pesquisadores de Taiwan estudaram 48 crianças, com idades de cerca de 22 meses a 18 anos, que tiveram AD. As crianças receberam tratamento com um placebo inativo ou uma dose diária de 3 mg de melatonina ao deitar, durante quatro semanas. Em seguida, trinta e oito participantes, receberam o tratamento alternativo (melatonina ou placebo) por mais quatro semanas.

Verificou-se que quando as crianças tomaram melatonina, a gravidade da DA melhorava  ligeiramente, possivelmente porque o efeito anti-inflamatório da melatonina melhorava o estado da pele. Além disso, crianças que tomaram  a melatonina adormeceram cerca de 21 minutos mais cedo do que aquelas que tomaram o placebo. Nenhum efeito adverso foi relatado.

O estudo concluiu que a suplementação com melatonina é uma maneira segura e eficaz para melhorar a latência do início do sono e a gravidade da doença em crianças com dermatite atópica.

Fonte: JAMA Pediatr. Published online November 16, 2015. doi:10.1001/jamapediatrics.2015.3092

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários