Notícias de saúde

Pacientes com dermatite atópica desde a infância têm mais problemas psicológicos

17 de outubro de 2024 (Bibliomed). Muitas são as evidências de que a dermatite atópica exerce um grande impacto negativo na qualidade de vida, mas um estudo apresentado no apresentado no European Academy of Dermatology and Venereology Congress (EADV 2024), que ocorreu entre os dias 25 e 28 de setembro de 2024 em Amsterdã, na Holanda, mostrou que adultos cuja dermatite começou na infância carregam uma carga psicológica e social muito maior ao longo da vida em relação à dermatite atópica que começa depois da infância.

O estudo envolveu dados de 2.875 participantes que tiveram dermatite atópica na infância que persistiu na idade adulta e os 7.383 adultos com dermatite atópica de início na idade adulta. 2.875 participantes que tiveram dermatite atópica na infância que persistiu na idade adulta e os 7.383 adultos com dermatite atópica de início na idade adulta.

Usando o questionário PUSH-D, uma ferramenta validada para avaliar um senso de estigmatização, a maior carga de dermatite atópica foi notavelmente consistente para aqueles com dermatite atópica de início na infância versus dermatite atópica de início na idade adulta. Com pontuações mais altas representando um maior senso de estigmatização, as diferenças na pontuação geral (23,0 vs 18,1; P<0,0001) foram altamente significativas, assim como todos os outros domínios avaliados.

Para todos os cinco domínios de comportamento social, como evitar contato em público e cautela em abordar pessoas espontaneamente, ter início de dermatite atópica na infância persistindo na idade adulta produziu pontuações significativamente mais altas do que ter início de dermatite atópica na idade adulta, sem exceções (P<0,001 para todos).

Adultos com dermatite atópica persistente desde a infância apresentavam mais sentimentos de vergonha e desconforto psicológico quando comparados com aqueles cuja doença se manifestou na idade adulta. Sentimentos como experimentar preconceito no trabalho ou relatar uma sensação de que outros o evitavam eram altamente significativos nesse grupo, bem como mais dificuldade em relacionamentos ocupacionais e na vida pessoal, com parceiros ou familiares.

Fonte: European Academy of Dermatology and Venereology Congress (EADV 2024). 25 a 28 de setembro. Amsterdã, Holanda.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários