Notícias de saúde

Em jovens, AVC é mais comum entre mulheres

21 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). Apesar de não serem comuns em jovens, os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), quando acontecem, tendem a afetar mais mulheres do que homens. É o que mostra um estudo da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

A nova pesquisa sugere que as mulheres jovens podem enfrentar um risco particular: aquelas com 35 anos ou menos eram 44% mais propensas do que os homens de sua idade a sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico. Os AVCs isquêmicos, que são responsáveis ??pela grande maioria de todos os casos, ocorrem quando um vaso sanguíneo que irriga o cérebro é obstruído.

Os pesquisadores revisaram ados de 16 estudos anteriores que se concentraram na incidência de AVC entre adultos jovens. Os estudos diferiram em suas descobertas, com nove mostrando nenhuma diferença de risco entre mulheres e homens com 45 anos ou menos.

Contudo, no geral, as mulheres com 35 anos ou menos eram mais propensas do que os homens de sua idade a ter um acidente vascular cerebral isquêmico. As evidências eram conflitantes para adultos de 35 a 45 anos: a diferença entre mulheres e homens diminuiu ao longo dos estudos, e alguns descobriram que os homens estavam em maior risco de derrame nessa última idade.

Os autores ressaltam que o estudo não é capaz de apontar as razões para o maior risco entre as mulheres do que entre os homens, mas condições relacionadas à gestação (tromboses, hipertensão e diabetes gestacional), bem como o uso de anticoncepcionais podem ser apontados como possíveis agravadores do quadro.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.121.037117.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários