Notícias de saúde
30 de julho de 2024 (Bibliomed). Adultos jovens que sofrem com enxaqueca podem estar em maior risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), é o que indica estudo realizado na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.
Os resultados mostram que a enxaqueca é o fator de risco não tradicional mais importante para acidente vascular cerebral entre adultos com idades entre 18 e 34 anos, sendo responsável por 20% dos acidentes vasculares cerebrais em homens e quase 35% em mulheres.
No geral, os fatores de risco não tradicionais foram associados a mais AVC em adultos jovens do que os fatores tradicionalmente associados ao risco de AVC, como a hipertensão arterial ou o tabagismo, descobriram os investigadores.
Para descobrir o que pode impulsionar o risco de AVC entre os jovens adultos, os investigadores usaram dados de pedidos de seguros de saúde para comparar mais de 2.600 vítimas de AVC com mais de 7.800 pessoas que não sofreram um AVC.
Os pesquisadores descobriram que os acidentes vasculares cerebrais em homens e mulheres de 18 a 44 anos estavam significativamente associados a fatores de risco não tradicionais, como enxaquecas, distúrbios de coagulação sanguínea, insuficiência renal, doenças autoimunes e câncer.
A associação entre estes fatores de risco não tradicionais foi mais forte em adultos com menos de 35 anos. Entre os jovens dos 18 aos 34 anos, os fatores de risco não tradicionais foram responsáveis por cerca de 31% dos AVC nos homens e 43% nas mulheres. Em comparação, os riscos tradicionais representaram 25% dos AVC nos homens e 33% nas mulheres.
A contribuição dos fatores de risco tradicionais de AVC atingiu o pico entre adultos de 35 a 44 anos, representando quase 33% dos AVCs em homens e cerca de 40% em mulheres. Os pesquisadores ficaram particularmente surpresos ao descobrir que as enxaquecas desempenhavam um papel importante em muitos derrames entre os jovens.
Fonte: Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes. DOI: 10.1161/CIRCOUTCOMES.123.010307.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também