Notícias de saúde

Como prevenir cáries em crianças pequenas?

18 de fevereiro de 2022 (Bibliomed). A cárie dentária é a doença crônica mais comum em crianças nos Estados Unidos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 2011-2016, aproximadamente 23% das crianças de 2 a 5 anos de idade tinham cárie dentária nos dentes decíduos. A prevalência é maior em crianças mexicanas-americanas (33%) e crianças negras não hispânicas (28%) do que em crianças brancas não hispânicas (18%).

A cárie dentária na primeira infância está associada a dor, perda de dentes, crescimento prejudicado, diminuição do ganho de peso, efeitos negativos na qualidade de vida, baixo desempenho escolar e cárie dentária futura.

Para atualizar suas recomendações de 2014 referentes às cáries dentárias, a US Preventive Services Task Force (USPSTF) encomendou uma revisão sistemática sobre triagem e intervenções para preveni-las em crianças menores de 5 anos.

A instituição concluiu com certeza moderada que existe um benefício moderado na prevenção de cáries dentárias futuras com suplementação oral de flúor em doses recomendadas em crianças de 6 meses ou mais, cujo suprimento de água é deficiente em flúor. Além disso, existe um benefício moderado na prevenção de cáries dentárias futuras com a aplicação de verniz fluoretado em todas as crianças menores de 5 anos.

Sobre a realização de exames para triagem oral de rotina para cárie dentária por médicos de cuidados primários em crianças menores de 5 anos, a instituição concluiu que não há evidências suficientes que comprovem seu benefício.

Com base nesses resultados, o US Preventive Services Task Force recomenda que os médicos da atenção primária prescrevam a suplementação oral de flúor a partir dos 6 meses de idade para crianças cujo suprimento de água é deficiente em flúor e apliquem verniz fluoretado nos dentes decíduos de todos os bebês e crianças.

Fonte: JAMA. DOI: 10.1001/jama.2021.20007.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários